HomePage

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Calendário
Junho 2018
D S T Q Q S S
      1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Concursos
Horários
Provas de Aptidão Profissional

Educação Física - Torneios e atividades da escola
Galeria de Fotos
Visita-nos no Facebook
Ofertas de Emprego
Inquérito de Empregabilidade


A Horta levada cozinha
2018-02-07
A Horta levada  cozinha
A Horta levada cozinha

A turma do 10º

ano de Restauração, aproveitando os alimentos orgânicos da quinta da nossa escola, desenvolveu uma atividade com base nos legumes e frutas aqui cultivados e levou a cabo um interessante processo de desidratação dos mesmos.
A desidratação é dos processos mais antigos de preservação que permite que um alimento tenha uma duração muito superior a um alimento fresco, sendo mais fácil de armazenar, mantendo grande parte do seu valor nutricional.
Tendo nós aqui na Escola produtos biológicos, procederam, os nossos alunos, à redução de água dos mesmos por evaporação, preservando todas as vitaminas e nutrientes e mantendo o seu sabor. Neste processo a segurança alimentar é elevada, pois a retirada de água evita que os produtos desenvolvam micro-organismos ou bolor, ganhando uma vida muito mais longa, livre de contaminações.
Os alunos iniciaram o processo de escolha dos legumes e frutas na Quinta da escola e higienizaram-nos devidamente para depois serem branqueados e posteriormente desidratados. A atenção no armazenamento é simplesmente o cuidado de fechar hermeticamente o alimento para que não volte a absorver humidade.
São imensas as suas vantagens na restauração e a sua aplicação pode variar de acordo com a forma que damos ao alimento antes e depois da desidratação, sim porque a aplicação de técnicas de corte é determinante, bem como após a desidratação a possibilidade de reduzir o alimento a pó e aplicar numa infinidade de iguarias.
Os nossos alunos de Bar irão aplicar estes alimentos em cocktails e os de Cozinha em sopas, pratos principais e sobremesas.
Atendendo a que podemos preservar os alimentos biológicos da nossa Escola fora da sua época é uma mais valia para todos. Lançamos o desafio à comunidade escolar para provarem os nossos hortícolas e frutas desidratados podendo facilmente adaptá-los aos lanches e snacks diários, pois não precisam de refrigeração durante o transporte e armazenamento e são uma opção de alimentação saudável!

Professoras Bebiana & Susana

voltar
Imprimir
topo
 
 Escola Profissional de Ponte de Lima-2018, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo