HomePage
Calendário
Fevereiro 2020
D S T Q Q S S
       1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29

Área do Aluno

Concursos
Manuais Escolares
Horários

Galeria de Fotos
Visita-nos no Facebook
oferta de emprego

consulta

AvInterna

“O cantinho das ervas aromáticas”
2019-12-12
“O cantinho das ervas aromáticas”
“O cantinho das ervas aromáticas”

 

No dia 9 de dezembro, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento e Eco-Escolas, e sob a supervisão da professora Goreti Barros, a turma do 1ºJ iniciou um trabalho de manutenção e recuperação de um cantinho muito especial da nossa escola, “O cantinho das ervas aromáticas”.

Este trabalho irá ser desenvolvido ao longo do ano letivo, para sensibilizar estes jovens alunos para a importância que estas plantas desempenham na nossa saúde, devido às suas propriedades antimicrobianas, no ambiente, nos ecossistemas agrícolas, na biodiversidade e na agricultura biológica. Estas plantas contribuem para o controlo da erosão, para a fixação de populações de insetos auxiliares, para a retenção da água, para a conservação do solo e para a fixação de predadores.

As vantagens e efeitos positivos destas plantas são singulares e notórios. Algumas produzem substâncias alelopáticas nas raízes, folhas ou caules, que inibem o desenvolvimento de outras. Outras funcionam como isco, pois atraem com sucesso as pragas, podendo depois ser destruídas, servem de refúgio de hibernação ou estádio de pupa de insetos auxiliares. Muitas delas produzem substâncias que repelem insetos, tais como óleos essenciais, piretrinas e citrol. Outras podem servir de alimento, pólen e néctar (umbelíferas), essenciais para as nossas abelhas. Estas plantas possuem também uma forte função ornamental, em qualquer espaço onde estejam inseridas, pela cor, pela fragrância, pela beleza e peculiaridade.

O nosso canteiro de aromáticas já possui uma panóplia de ervas, como, por exemplo, a Erva – príncipe - Cymbopogon citratus; a Salva - Salvia officinalis; a Alfazema- Lavandula; o Alecrim - Salvia rosmarinus e a Lúcia-lima - Aloysia citrodora. Outras se seguirão para enriquecer e melhorar este nosso espaço tão bonito e importante.


 

“O cantinho das ervas aromáticas”
“O cantinho das ervas aromáticas”
“O cantinho das ervas aromáticas”
“O cantinho das ervas aromáticas”
voltar
Imprimir
topo
 
 Escola Profissional de Ponte de Lima-2020, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo