HomePage

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Calendário
Novembro 2018
D S T Q Q S S
     1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Concursos
Horários
Provas de Aptidão Profissional

Educação Física - Torneios e atividades da escola
Galeria de Fotos
Visita-nos no Facebook
Ofertas de Emprego
Inquérito de Empregabilidade


Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
2012-03-27
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa

Nos dias 21,22 e 23 de Março de 2012 os alunos do curso de TIG do 10º e 11º ano participaram numa visita de estudo a Aveiro e Lisboa.

Esta visita realizou-se no âmbito das disciplinas de aplicações informáticas e sistemas de exploração (AISE), linguagens de programação (LP), sistemas de informação (SI) e tecnologias de informação e comunicação (TIC), tendo sido abordadas várias vertentes de carácter tecnológico, científico, técnico e cultural.

Teve como principais objetivos: impulsionar a utilização das novas tecnologias; fomentar o pensamento crítico e criativo dos alunos; permitir o contacto com a realidade de empresas tecnológicas que têm dado um importante contributo no desenvolvimento da Sociedade de Informação e Comunicação no nosso país; despertar nos alunos o interesse pelas áreas da inovação e investigação; conhecer a evolução das tecnologias da comunicação e mostrar aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas referidas acima.

A visita teve início na PT Inovação, onde foi possível contactar com sistemas de telecomunicações, como soluções 3D e domótica e conhecer o Centro de Apoio às Redes e operações de manutenção das soluções de rede e dos equipamentos fornecidos aos clientes da empresa. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar os passos para a criação de placas de circuito integrado no laboratório de produção de protótipos da PT e assistiram a demonstrações de diversos serviços disponibilizados pela MEO.

No jardim Buddha Eden, os alunos tiveram a possibilidade de contactar com novos espaços culturais e conheceram o vasto património escultórico existente, vocacionado para a meditação e promoção da interação social e cultural.

Na Força Aérea Portuguesa (FAP) os alunos tiveram contacto com uma realidade organizacional de vanguarda no que respeita aos Sistemas de Informação e Tecnologias de Comunicação na vertente do Desenvolvimento de Aplicações de apoio às diferentes áreas de gestão, tendo despertado nos alunos o interesse pelas áreas da inovação e investigação na organização primordial na defesa do espaço aéreo e na defesa militar da nação. Assistiram a um vídeo de apresentação da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação e visitaram o Centro de Processamento de Dados, onde viram os equipamentos de armazenamento, segurança e de energia da FAP. O serviço de relações públicas da FAP efetuou uma reportagem vídeo sobre a visita às suas instalações, onde entrevistou professores e alunos.

No Museu da Eletricidade foram transmitidos aos alunos conhecimentos da área da energia, através da realização de experiências. Puderam ainda conhecer a primeira central termoelétrica de Portugal e o seu funcionamento.

Na visita ao Museu das Comunicações os alunos contactaram com a “Casa do Futuro”, uma solução de automação doméstica, utilizando um elevado conjunto de tecnologias de ponta num ambiente sustentável. Foram transmitidas aos alunos de forma lúdica e interativa, informações sobre as tecnologias do futuro na área da domótica. Estes ficaram a conhecer as tecnologias, serviços e facilidades inovadoras, que visam promover a integração e a socialização das pessoas com necessidades especiais.

 

Os alunos assistiram à peça “O Libertino” no Teatro da Trindade, uma comédia sobre a Arte de Ser Feliz.

Na Brisa inovação e tecnologia os alunos conheceram soluções tecnológicas de vanguarda ao nível dos Sistemas Inteligentes de Transporte e tiveram contacto com a inovação e o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos e sistemas de suporte ao funcionamento da rede de autoestradas.

Os alunos consideraram que os locais visitados se enquadraram plenamente nos conteúdos abordados no curso que frequentam. O facto de verem em contexto real a aplicação dos conceitos abordados nas aulas, contribuiu para os orientar na escolha do seu percurso académico/profissional a seguir. Em suma a visita foi sem dúvida uma experiência enriquecedora e uma mais-valia na aquisição de novos conceitos, consolidação de alguns já adquiridos e abertura de horizontes a nível científico, tecnológico e cultural. Deixamos aqui alguns testemunhos proferidos pelos mesmos:

“Nós gostamos mais da Casa do Futuro porque a casa facilita o nosso dia-a-dia. Tem poucas portas e escadas para facilitar o movimento de pessoas com dificuldade. Também facilita a entrada em casa sem chave, com impressões digitais e existe mais confortabilidade e mobilidade. Também gostamos da peça de teatro de comédia, com divertimento, algum calão e muita brincadeira.”

Pedro, João Rafael, João Miguel, Samuel e Rui.

 

“Gostei muito da FAP porque fiquei a saber muitas coisas que já tinham sido dadas nas aulas de LP, SI e AISE e porque dei uma entrevista. Gostei do teatro, foi muito engraçado e falaram de muitas coisas interessantes. E eu que pensei que ia dormir…”.

Solangila

“O que mais gostamos foi da Casa do Futuro porque são muito úteis as novas funcionalidades dos equipamentos, pois conseguimos controlá-los à distância ”.

Daniel, Fábio, João Luís e Paulo.

 

“Durante a visita ao Buddha Eden todo o grupo se divertiu imenso, as figuras eram bastante apelativas. Adoramos imenso a visita à FAP onde foram abordados conteúdos de 3 disciplinas: SI, LP e AISE. Por fim, tivemos uma experiência diferente, fomos ao teatro da trindade e assistimos à peça `O Libertino` que se trata de uma comédia. Adoramos mesmo muito toda a visita.”

Danilo, Joel, Bruno, João Pedro, Andreia, Joana, Fátima

 

 

“Na PT Inovação foi muito interessante visualizar a construção de protótipos e placas para Routers. O Jardim Buddha Eden é incrivelmente fascinante devido à quantidade de estátuas não só alusivas ao Budismo como a outras culturas. Na FAP surpreendeu-nos o facto de terem sido abordados conceitos falados em algumas disciplinas como AISE, LP e SI. No Museu da Eletricidade participamos em algumas experiências e vimos como era produzida a eletricidade”

Rui, Ruedi, Micael, Carlos e Mário

Professores Paula Melo, Emanuel Paraíso e Sofia Sousa

Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
Visita de estudo do Curso Técnico de Informática de Gestão a Lisboa
voltar
Imprimir
topo
 
 Escola Profissional de Ponte de Lima-2018, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo