HomePage

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Calendário
Novembro 2018
D S T Q Q S S
     1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30
Concursos
Horários
Provas de Aptidão Profissional

Educação Física - Torneios e atividades da escola
Galeria de Fotos
Visita-nos no Facebook
Ofertas de Emprego
Inquérito de Empregabilidade


Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
2013-06-17
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES...

À pergunta concreta para que serve uma escola, a maioria dos prezados leitores e das pessoas comuns responderia que serve para aprender e ensinar: - Isso, mas não só. Somos a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, somos uma escola que se quer diferente na diferença de ensinar, aprender, de fazer isso e muito mais, com esforço prazenteiro de tentar saber, na adoção de uma metodologia que nos é cara - também aprendemos com o fazer.
Estamos no bom caminho e nele continuaremos. Nem sempre é fácil, mas cá vamos caminhando, com uma cultura própria, evidenciando a nossa afirmação no espaço regional e nacional. Foi precisamente a confirmação desta postura que se verificou na Feira Nacional de Agricultura de Santarém, onde marcámos presença com a nossa gente, a nossa realidade e algo do que fazemos muito bem. Dizemos muito bem, porque não paramos de tentar a procura do excelente, que com toda a certeza acabaremos por conseguir, num futuro muito próximo. Sendo que o futuro já foi alcançado em Santarém com a mostra de muitas coisas e a nossa afirmação com o porco bísaro, que muito honrosamente cultivamos.
O nosso começo com a criação do porco Bísaro foi em 2003, em que passamos de um sistema individualizado com seis porcas reprodutoras para um sistema de exploração de lotes que neste momento ultrapassa os trinta e cinco reprodutores em plena produção. Estamos a falar de uma raça autóctone de um produto de qualidade que tal como tantos outros, trabalhamos em contexto de ensino... o que é isso? Caro leitor - em todas as áreas da nossa escola há a participação cabal de técnicos competentes e dos nossos alunos, que também eles serão o futuro da competência em muitas áreas, agora em questão, na produção animal da suinicultura, em que somos campeões nacionais. Campeões nacionais no XV concurso nacional morfológico do porco Bísaro na grande feira Agrícola de Santarém. Concorremos às seções que foram propostas a concurso e ganhámos duas delas, a saber: Machos reprodutores de mais de nove meses (1º lugar no concurso - campeões nacionais); e fêmeas reprodutoras de mais de nove meses, também aqui, 1º lugar no concurso. É bom que se assinale que arrebatámos os primeiros prémios em cinquenta por cento dos concursos, quer nos machos reprodutores, quer nas fêmeas, também reprodutoras.
Como afirmamos estamos no bom caminho e só nos podemos congratular com o trabalho realizado e dizer bem alto e no Alto Minho que somos uma escola de referência em que dá gozo e gosto procurar uma profissão ou atividade ligada às nossas ofertas curriculares. No caso dado aqui à estampa, consideramos o curso técnico profissional de desenvolvimento agrário que indiretamente foi galardoado. Reparem, este galardão não nos faz olhar para o umbigo e ficar a adorá-lo - não! Estes prémios vão perdurar na vitrina da escola, são parte do nosso orgulho a que se junta o facto de muitos dos nossos alunos triunfarem por este país e mundo afora, o que é gratificante. Os prémios são sobretudo um lenitivo para continuar a trabalhar na senda do sucesso, até porque temos uma das maiores explorações do distrito de porco Bísaro (raça Bísara) em regime semi-intensivo ao ar livre.
Em conclusão apenas poderemos dizer que com a nossa humildade, trabalho e competência vamos ser ainda maiores e melhores. Desde já estamos abertos a com todos os que nos quiserem abraçar a ser muito melhores. Caros leitores apelamos a que nos visitem, nos venham conhecer e possamos comemorar como qualquer clube ou associação ganhadora, com a canção " ...campeões, campeões, nós somos campeões...". Abraço fraterno da Direção da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, que partilha convosco este e outros prémios.

Professor Responsável do Projeto: Petros Rekas;
Professor Redator: Jaime Portela

Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
Campees do XV Concurso do Porco Bsaro
voltar
Imprimir
topo
 
 Escola Profissional de Ponte de Lima-2018, Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por: Portugal Interactivo