Nas aulas do módulo de Gestão do Parque de Máquinas

No finalizar deste ano letivo, os alunos do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária, orientados pela Professora Gracinda Alves, dedicaram-se de corpo e alma, no módulo de "Gestão do Parque de Máquinas", na disciplina de Mecanização.

Este tema de estudo está relacionado parcialmente em termos práticos com os procedimentos de manutenção após campanha. As mobilizações do solo primária e secundária terminaram, as sementeiras também e persistem os tratamentos fitossanitários da vinha, atendendo as condições climáticas oscilantes.

O turno 1 da turma 1.º B esmerou-se na função de varrer, lavar as máquinas, lubrificá-las e parafiná-las, procedimentos a ter em consideração no final da realização das tarefas. Toda a frota de tratores esteve envolvida na logística de engate e desengate de alfaias. Os nossos alunos, individual e coletivamente, desempenharam as tarefas, de modo organizado e criteriosamente, tendo em conta a preservação do ecossistema, lavando os pulverizadores na Heliosec (estrutura destinada a tratamento de águas residuais de lavagem de pulverizadores). A EPADRPL é pioneira em fornecer os melhores e mais corretos exemplos aos alunos.

Após lavagem, as alfaias foram lubrificadas nos pontos de massa e parafinadas. Foram colocadas no parque de máquinas por ordem de frequência de utilização e por campanha de trabalho. Deste modo, deixámos as alfaias em condições de trabalho para o próximo ano letivo e para a receção dos novos colegas como exemplo dos cuidados a ter em conta. Além disso, com estes procedimentos aumentamos a sua longevidade.

Como Escola Profissional que somos, é nosso lema encontrar soluções para os obstáculos apresentados. Como a necessidade aguça o engenho, perante uma seção que impossibilitava a mobilidade dos alunos a nível de limpeza com vassouras, estes deram asas à criatividade, unindo três vassouras e construíram uma vassoura gigante, concretizando diligentemente o seu objetivo. Muitos parabéns aos mentores (Leonardo Neiva e Valter Azevedo).

De felicitar toda a turma pelo mérito, organização e excelente profissionalismo. Bem hajam. Nas vossas mãos, o futuro da Agricultura está assegurado. Recorrendo à máxima: "Só quem sabe fazer poderá exigir!”.